25/06/2020

Estudar ouvindo música: ajuda ou atrapalha?

Venha entender se estudar ouvindo música aumenta ou diminui sua eficiência.

Uma dúvida muito comum entre, não só vestibulandos, estudantes de forma geral é se ouvir música junto aos estudos aumenta ou diminui a concentração. Por muito tempo as pessoas propagavam que tirava o foco, mas será isso verdade?

Bom, não está errado dizer que músicas cantadas (ainda mais no seu idioma e principalmente as que você conhece a letra) utilizam uma parte do cérebro e acabam tirando parte da atenção dedicada aos estudos. Isso porque mesmo que você não esteja cantando a música, você está atento as palavras, e se conhece a letra, mentalmente acaba cantando junto.

Entretanto, as músicas instrumentais não só não atrapalham, como também podem ajudar a ter mais concentração. Sabemos disso por meio de várias pesquisas que foram feitas acerca desse assunto, sendo uma delas realizada na Universidade de Caen, na França, que envolveu estudantes de 249 universidades, todos com o mesmo nível de conhecimento e aprendizado. Eles foram divididos em dois grupos e tiveram que assistir a uma mesma palestra, sendo que um dos grupos realizou a atividade escutando música clássica. Depois, ambos responderam um teste sobre o conteúdo visto na palestra, e o resultado demonstrou que o grupo que ouviu música clássica teve melhor resultado em relação ao outro, pois demonstrou uma maior atenção durante o experimento.

Além desse estudo, ocorreu um outro que foi financiado pelo Spotify (aplicativo famoso com serviço de música por streaming) na Inglaterra, que identificou que estudantes que ouviram música clássica durante os estudos tiveram uma média de desempenho 12% melhor em provas de matemática. Segundo os pesquisadores, o resultado é creditado ao efeito que a música provoca no cérebro, fazendo com que ele fique num estado mais relaxado, porém alerta, o que acaba favorecendo ao mesmo tempo o foco e a concentração.

Um outro fator que corrobora com o aumento da atenção é que ajuda a evitar o barulho do local onde você se encontra estudando, e também pode tornar o estudo menos maçante, ainda mais para os apaixonados por música.

Quais músicas são recomendáveis?

Como dito antes, as instrumentais são de fato as recomendáveis. Uma das que mais apresentam benefícios é a música clássica, isso se dá porque as melodias baseadas em um conjunto de notas musicais que tentam soar de forma harmoniosa e o ritmo ajudam a melhorar a concentração. Porém, se música clássica não é muito seu estilo, ache algo que te agrade, como: trilhas sonoras de filmes, músicas ambiente, jazz, rock, etc. Tem várias playlists no Spotify/Deezer, só buscar com a palavra ´´estudo´´ que aparece.

É muito importante lembrar que não existe uma fórmula quando o assunto é estudo. Você deve buscar uma que te favoreça. Por isso, essa matéria serve como dica, mas não necessariamente você vai estudar ouvindo Bethoven e no dia seguinte vai saber a matéria inteira de cor. Então, é válido ter isso em mente e procurar sempre a melhor técnica para render mais.

 

 

 

Fonte:https://blog.enem.com.br/estudar-ouvindo-musica-ajuda-ou-atrapalha/#:~:text=Uma%20das%20que%20mais%20apresentam,ajudam%20a%20melhorar%20a%20concentra%C3%A7%C3%A3o.